Como age o material filtrante de uma máscara?

A pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas a usar proteção respiratória a todo momento para prevenir a entrada do vírus Covid-19 no organismo, mas a escolha da máscara deve se basear no nível de eficiência mínima que cada respirador descartável proporciona.

Você conhece as características das máscaras que você usa todos os dias? Existem muitos tipos de respiradores descartáveis no mercado, que se diferenciam em suas características de fabricação, tais como design, número de camadas, material filtrante, clipe nasal, localização do tirante elástico e inclusão de uma válvula de exalação na parte frontal.

“Desde o início da pandemia, as máscaras faciais se tornaram um elemento de proteção respiratória de fácil acesso e altamente eficiente para evitar a propagação do Covid-19. Contudo, para que um respirador descartável cumpra sua função como barreira contra o vírus, ele deve ser feito de materiais capazes de capturar e reter partículas, caso contrário, ele se torna apenas um elemento enganador que coloca a saúde das pessoas em risco”, diz Rodrigo Salazar, Gerente Técnico da AIR Safety.

Ao mesmo tempo, o especialista em proteção respiratória destaca as características dos respiradores descartáveis D801, feitos com material Meltblown, um clipe e espuma nasal para um ajuste ideal, e tirantes elásticos soldados e localizados na parte de trás da cabeça para proporcionar uma melhor vedação. O uso desse respirador é recomendado por um dia útil, durante o qual é garantida uma eficácia mínima de 94% contra a inalação de partículas.

Quais tipos de máscaras existem no mercado?

  • CIRÚRGICAS: Feitas de material filtrante em camadas, proporcionam uma barreira com uma porcentagem de eficiência de 22% a 90%.
  • FFP1: Protegem o usuário e o ambiente contra infecções, com uma eficiência mínima de 80% contra partículas e vírus. Incluem clipe nasal.
  • FFP2: São consideradas como um equipamento de proteção respiratória, estando compostas por um material filtrante com eficiência mínima de 94%. Proporcionam proteção para o usuário e o ambiente.
  • MÁSCARAS COM VÁLVULA DE EXALAÇÃO: Fornecem proteção ao usuário, mas não ao ambiente, pois gotículas contendo o vírus podem ser expelidas através da válvula de exalação se a pessoa estiver infectada.

Dejar un comentario

Comparte