AIR se une à campanha Chile sem silicose 2030 PLANESI
NOVEMBRO 2021
Durante o mês de julho de 2021, a AIR Safety se uniu à campanha do Plano Nacional para a Erradicação da Silicose 2030 (PLANESI), conscientizando os usuários sobre os danos irreversíveis que essa doença causa nos pulmões.
A silicose é uma doença pulmonar ocupacional causada pela exposição contínua à sílica sem proteção respiratória, que pode se converter, se não for detectada a tempo, em fibrose pulmonar irreversível e eventualmente progressiva. A erradicação da silicose se tornou uma missão global decretada pelo Ministério da Saúde do Chile (Minsal) e pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social do Chile em 2007, tendo como objetivo eliminar a doença em todo o país até 2030.
Como especialistas em proteção respiratória, a AIR Safety se juntou a essa campanha em julho de 2021 para conscientizar os trabalhadores que atuam em ambientes com altos níveis de sílica, como mineração e construção, através da campanha #LaSilicosisMata, que teve um alcance de mais de 5.000 pessoas nas redes sociais.
“A silicose é uma doença ocupacional que pode ser prevenida por meio do uso constante de proteção respiratória. Atualmente, o ‘Protocolo de Vigilância do Ambiente de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores com Exposição à Sílica’ pode ser encontrado online e sua implementação é simples, protegendo significativamente a saúde dos trabalhadores”, diz Rodrigo Salazar, Gerente Técnico da AIR Safety.
Com relação aos EPRs que ajudam a prevenir essa doença irreversível, a principal recomendação é utilizar filtros de partículas feitos de papel de microfibra de vidro dobrado ou películas de polipropileno com carga eletrostática, que prendem e retêm as partículas de sílica, impedindo a sua entrada no corpo através do trato respiratório. Os Filtros AIR, como F200CP3, F700P3, F700CP3 e PFP2, atingem uma eficiência mínima de 99,95% contra a exposição a gases, vapores e partículas como a sílica.
O que uma empresa deve fazer para erradicar a silicose?
- Implementar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSMS), incluindo o risco da sílica;
- Implementar Programas de Vigilância Ambiental e Sanitária;
- Instruir os trabalhadores sobre a exposição à sílica e medidas de prevenção;
- Implementar medidas de controle para reduzir, controlar ou eliminar a exposição.
Pedir orientação ou treinamento em Proteção Respiratória, um serviço que a AIR Safety oferece gratuitamente aos seus clientes.
Baixe a seguir o material importante para cuidar da saúde respiratória dos trabalhadores no seu projeto ou unidade: Protocolo de Vigilância do Ambiente de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores com Exposição à Sílica